Criado no ano de 2006
nos Estados Unidos, o Twitter, a exemplo do Orkut (hoje, não mais) e do Facebook se transformou
num fenômeno de preferência, entre os internautas brasileiros. Atualmente, o
Brasil é o terceiro País do mundo que mais registra visitantes no Twitter,
perdendo apenas, para o Japão e a Holanda. Apesar deste sucesso que foi se
consolidando ao longo destes quase 7 anos, a versão em português só foi
implantada em junho de 2011, cujo trabalho foi realizado por
voluntários. Esta rede social ou microblog, como é chamada por inúmeros
especialistas, vem sendo utilizada por diversas celebridades artísticas, jornalísticas,
humorísticas, esportivas, empresariais e políticas do País, entre estas: Luciano
Huck, Luana Piovani, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, William Bonner, Fátima
Bernardes, Rafinha Bastos, Marcelo Tas, Paulo Henrique Amorim, Neymar, Lucas,
Ronaldo, Eike Batista, Abílio Diniz, José Serra e Dilma Rousseff.
Em abril de 2009, a
agência Bullet realizou uma minuciosa pesquisa sobre os efeitos mercadológicos do
Twitter entrevistando mais de 3 mil internautas brasileiros. Este estudo
identificou que 61% dos seus usuários são formados por homens solteiros, na
faixa etária de 21 a 30 anos, situados nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio
de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente. Uma grande parcela
dos twitteiros possui ensino superior completo, com renda mensal de R$ 1mil a
R$ 5 mil gastando cerca de 50 horas semanais conectados na internet. Apesar de
50% dos pesquisados nunca terem participado de uma ação promocional, uma
maioria (51%) é receptiva ou segue perfis corporativos, desde que, estes, sejam
informativos, interativos e com abordagens mais esclarecedoras.
Simples e Objetivo: O Twitter foi desenvolvido pelo engenheiro de software, Jack
Dorsey, que trabalhava na Odeo Inc. Company Profile localizada em San Francisco,
considerado o centro da alta tecnologia mundial. A empresa estava passando por
sérias dificuldades financeiras, em razão de uma enorme concorrência de
mercado. Na tentativa de sair do sufoco, a Odeo dividiu os seus desenvolvedores
em equipes com o intuito de estimular novas idéias e soluções. A proposta de
Dorsey era que os usuários montassem os seus grupos e se comunicassem
rapidamente sobre o que estavam fazendo naquele momento, com mensagens similares
ao SMS.
Combinado com outras idéias, este projeto foi classificado pela Odeo como
Top Secret Alpha, sendo batizado primeiramente de “twttr”. Quando foi lançado
publicamente, poucas pessoas compreenderam a finalidade desta rede, onde os
próprios programadores tiveram que divulgar as vantagens e as inovações da
ferramenta aos colegas, amigos e parentes. Em seguida, o projeto foi rebatizado
com o domínio Twitter.com, se transformando no sucesso que caminha até a
atualidade, já superando a marca de 1 bilhão de postagens em todo o planeta.
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